Sunday, November 06, 2022

Medianeira, Romaria

 

Em 1928 foi realizada a primeira Romaria Diocesana pedindo a intercessão de Nossa Senhora Medianeira de Todas às Graças, em torno de 1000 pessoas fizeram a caminhada. Em 1935, Dom Antônio Reis, o “Bispo da Medianeira” dava início à construção do Santuário, lançando a pedra fundamental.

Arquivo

Em fevereiro de 1928, chega à Santa Maria -RS, o grande incentivador e iniciador da DEVOÇÃO À MEDIANEIRA, Fráter Ignácio Rafael Valle. O Fráter nasceu em Nova Trento - SC, em 22/09/1902 e faleceu em 28/05/1982, na cidade de Porto Alegre - RS. Chegou em Santa Maria com apenas 26 anos e embora ainda não fosse padre, veio para fazer o seu estágio como professor e prefeito dos alunos no Seminário São José. 

Foi em 1951 que comecei a namorar a Valderês. Ela havia se formado no curso normal em Cruz Alta, na escola onde lecionava Irmã Ida Steffani, autora do quadro representando a Medianeira. Foi Pe Valle que consegu9iu um santinho com a imagem e o passou para a freira que pintou a tela original. Ela foi professora de desenho da Valderês.

Tenho uma foto em que ela aparece na frente da Catedral que pode ser na saída da romaria daquele ano 51, onde ela está com Maria José, onde aparece minha irmã Maria Helena e a Ester Grossi.

Tenho também uma foto no ponto de atendimento dos escoteiros em que eu apareço com o João Ignácio Xavier e estava também o Luiz Pillar. Lembro de ter flado para eles que eu havia conhecido a Valderês e estava de olho nela. Lembro que o Pillar largou uma tirada gauchesca como era de costume: "Mas então o compadre vai meter os beiços no cardo quente!..." e terminou acontecendo, durando setenta anos.

Pretendo colocar aqui as fotos da época.


(Não é foto da Romaria, mas é da época)







0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Statcounter
View My Stats